quinta-feira, 10 de junho de 2010

TECNOLOGIA, CURRICULO E PROJETOS

Pedagogias de projetos: fundamentos e implicações.

O trabalho com projetos no contexto educacional, faz o professor refletir a respeito de uma nova forma de aprender envolvendo as diversas mídias na escola e relacionar os conteúdos de várias áreas do conhecimento com as diferentes mídias. Dessa forma, é necessário que o professor tenha conhecimento sobre o funcionamento a respeito das mídias utilizadas. Deve-se considerar que existem algumas situações na escola em que não é possível a prática da pedagogia de projetos e o professor deve partir para outras ações. Portanto, o compromisso do professor, é identificar e organizar as ações pedagógicas e também perceber quando precisam ser realizadas ou modificadas. Deve questionar se a prática educacional utilizada condiz com a realidade; a participação dos alunos no processo de aprendizagem; se há satisfação do professor e alunos nas suas atuações; refletir sobre a prática pedagógica; se vale a pena insistir na ação existente ou, repensar, desafiar, por em prática.

Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador - O papel do computador no processo ensino-aprendizagem.

A análise sobre as questões técnicas e pedagógicas da informática na educação, ressaltam a importante atuação da tecnologia executada pelos alunos, orientados pelo professor e mediados pela tecnologia.
Nesse aspecto, a experiência pedagógica do professor é fundamental. Os grandes desafios estão na combinação do técnico com o pedagógico, e na formação do professor para que ele saiba orientar e desafiar o aluno para que a atividade computacional contribui para a formação de novos conhecimentos e que, associados a outras tecnologias, introduz novas formas de fazer e de interagir, modificando a maneira de pensar e aprender. Portanto torna-se necessário refletir sobre os mesmos em cada atividade que se pretende realizar.

Prática e formação de professores na integração de mídias. Prática pedagógica e formação de professores com projetos: articulação entre conhecimentos, tecnologias e mídia.

O texto pretende explorar aspectos, explicitando a importância da formação do professor para que ele tenha condições de desenvolver práticas pedagógicas com projetos que favoreçam a recontextualização do conhecimento na escola e na vida do aluno, a produção colaborativa de representações que engajam os alunos como aprendizes, construtores de significados.
Para compreender as contribuições ao ensino e à aprendizagem, propiciadas pela prática pedagógica com projetos, com o uso de tecnologias, é importante considerar três aspectos fundamentais.
· Explicitação daquilo que se deseja atingir com o projeto e às ações que se pretende realizar – o registro de intenções, processos em realização e produções.
· Integração das tecnologias e mídias, explorando suas características constitutivas, de modo a incorporá-las ao desenvolvimento de ações para agregar efetivos avanços.
· Conceitos relacionados com distintas áreas de conhecimento, que são mobilizados no projeto para produzir novos conhecimentos relacionados com a problemática em estudo.


Articulações entre áreas de conhecimento e tecnologia – Articulando saberes e transformando a prática.

A autora acentua neste texto a necessidade de dar nova vida ao currículo da escola, isto é, repensar a estrutura do sistema de ensino, especialmente as questões de ensino e aprendizagem. Ressalta a importância da tecnologia ser incorporada à sala de aula, à escola, à vida e a sociedade tendo em vista a construção de uma cidadania democrática, participativa e responsável. Embora, a tecnologia seja um elemento da cultura bastante expressivo, ela precisa ser devidamente compreendida em termos de uso na prática pedagógica.
Os recursos pedagógicos da Internet, a pesquisa, a comunicação e a representação podem ser utilizados de forma articulada. A comunicação mediada por computador assume um papel de extrema importância quando se dimensiona sua capacidade na troca de informações, formação de opinião e troca de experiências. No âmbito educacional pode exemplificar a multiolicidade de recursos que podem ser utilizados em situações de aprendizagem. Há varias formas desenvolvidas pela tecnologia em que essa troca pode ocorrer: sites de busca; correio eletrônico; Fórum de Discussão e Chats. Em todas essas formas de comunicação, pode haver o papel do professor, que tem o papel de motivar, não deixar dispersar e orientar em muitos casos as discussões.

DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS E TECNOLOGIAS

Interdisciplinaridade – Refletindo sobre algumas questões

A finalidade da interdisciplinaridade escolar é a difusão do conhecimento, voltada para favorecer ao aluno à integração de aprendizagem pelo estabelecimento de ligações de complementaridade entre as disciplinas escolares.
Não é mais possível cada professor pensar seu curso isoladamente. Assim não dará conta dos problemas levantados pelos alunos e pela nossa sociedade. O conceito moderno de trabalho não aceita esse isolamento para produção de conhecimento. O conhecimento é um ato produzido socialmente. Portanto, nada mais razoável do que a busca de uma visão de conjunto, capaz de integrar as diversas dimensões disciplinares e transdisciplinares. Todo modo de agir responsável procura essa integração interdisciplinar, com a colaboração dos professores e dos alunos.


Como se Trabalha com Projetos

A autora trata neste texto, alguns conceitos essenciais para o trabalho com projetos, no qual considera o aluno sujeito da aprendizagem – ativo e autônomo para criar, construir e representar o conhecimento. Aponta competências desenvolvidas nesta prática, que tende à interdisciplinaridade.
O professor precisa ter clareza de sua intencionalidade e também do que o aluno está se propondo a desenvolver. A todo momento, deve rever a descrição inicialmente prevista para poder levar avante sua execução e reformulá-la de acordo com as necessidades e interesses dos sujeitos envolvidos, bem como da realidade enfrentada.
Trabalhar com projetos só tem sentido quando parte das questões de investigação, estiver sempre comprometido com ações, aberto e flexível ao novo.


Ensinar e aprender com o computador: a articulação inter-trans-disciplinar

Trata-se de uma nova cultura educacional que se efetivará por meio de uma mudança radical da escola que vem ao encontro de uma demanda da sociedade pela formação de cidadãos com capacidade de
trabalhar em equipe, tomar decisões, comunicar-se com desenvoltura, ser criativo, formular e resolver problemas.
As novas tecnologias de informação e comunicação são usadas para expandir o acesso à informação atualizada e, principalmente, para promover a criação de ambientes de aprendizagem que privilegiam a construção do conhecimento, a comunicação e a inter-relação entre disciplinas. Essa prática pedagógica é uma forma de conceber educação que envolve o aluno, o professor, os recursos disponíveis, inclusive as novas tecnologias, a escola e seu entorno e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente, denominado ambiente de aprendizagem.
Atuação do professor nesse novo ambiente de aprendizagem ocorre no sentido de promover a interação e articulação entre conhecimentos de distintas áreas, conexões estas que se estabelecem a partir dos conhecimentos que os alunos trazem de sua realidade, bem como de suas expectativas, necessidades e desejos.


Projeto: uma nova cultura de aprendizagem

Projeto não é apenas um plano de trabalho ou um conjunto de atividades bem organizadas. Há muito mais na essência de um bom projeto. É preciso atribuir perspectivas políticas, estéticas, afetivas e tecnológicas ao saber para que tenha significado de valores humanos.
O desenvolvimento de um projeto envolve um processo de construção, participação, cooperação e articulação.
A prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos é uma forma de conceber educação que envolve o aluno, o professor, os recursos disponíveis, inclusive as novas tecnologias, e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente de aprendizagem. Trata-se de uma nova cultura do aprendizado que ocorre por meio da interação e articulação entre conhecimentos de distintas áreas.
O professor que trabalha com projetos de aprendizagem respeita os diferentes estilos e ritmos de trabalho dos alunos desde a etapa de planejamento, escolha do tema e respectiva problemática a ser investigada. Ele torna-se o consultor, articulador, mediador, orientador, especialista e facilitador do processo em desenvolvimento pelo aluno.


Repensar as situações de aprendizagem:o fazer e o compreender

A intenção deste Texto é a de mostrar a importância da diversidade de práticas pedagógicas, usando diferentes dinâmicas, como meio para promover a construção do conhecimento pelo aprendiz. A solução para uma educação que prioriza a compreensão é o uso de objetos e atividades estimulantes para que o aluno possa estar envolvido com o que faz.
Para tanto, o professor precisa estar preparado para recriar sua prática, articulando diferentes interesses e necessidades dos alunos, o contexto, a realidade e a sua intencionalidade pedagógica. Como educador, ele deve estar consciente da direção que as atividades educacionais devem assumir e que objetivos devem ser atingidos.
Segundo Becker (1993:122) “A aprendizagem do aluno só acontece na medida em que este age sobre os conteúdos específicos e age na medida em que possui estruturas próprias, previamente construídas ou em construção”. Portanto, a construção do conhecimento envolve conteúdos específicos e conteúdos estruturais. Cabe à pedagogia propiciar condições para a construção progressiva dessas estruturas, por meio de métodos ativos que envolvam a experimentação, a reflexão, a descoberta.
Piaget enfatiza que “compreender é inventar, ou reconstruir por reinvenção”.
Portanto, fazer é uma condição necessária, mas não suficiente para a compreensão. Entretanto é preciso considerar a distinção entre o fazer e o compreender para que a prática pedagógica tenha uma perspectiva reflexiva, não se restringindo ao fazer. “Fazer é compreender em ação uma dada situação em grau suficiente para atingir os fins propostos, e compreender é conseguir dominar, em pensamento, as mesmas situações até poder resolver os problemas por elas levantados, em relação ao porquê e ao como das ligações constatadas...” (Piaget, 1978:176).

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Lev Vygotsky: a zona proximal de desenvolvimento

Vygotsky – O Teórico Social Da Inteligência
Dono de uma inteligência brilhante, acabou por elaborar uma teoria do desenvolvimento intelectual, sustentando que todo conhecimento é construído socialmente, no âmbito das relações humanas.Defendeu que o próprio desenvolvimento da inteligência é produto dessa convivência. Para ele, “na ausência do outro, o homem não se constrói homem”.
A teoria de Vigotsky tem como perspectiva o homem como sujeito total enquanto mente e corpo, organismo biológico e social, integrado em um processo histórico.
Enfatiza que a aprendizagem se encontra envolvida no desenvolvimento histórico-social do sujeito e que esse desenvolvimento não ocorre sem a presença da aprendizagem - que é a fonte do desenvolvimento.
Segundo Vygotsky, a evolução Intelectual é caracterizada por saltos qualitativos de um nível de conhecimento para outro. A fim de explicar esse processo, ele desenvolveu o conceito de ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL, que definiu como a “distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes”.

Jean Piaget: a epistemologia genética

Para Piaget, o conhecimento não é transmitido. Ele é construído progressivamente por meio de ações coordenações de ações, que são interiorizadas e se transformam.
Piaget, Como biólogo, inspirado pelas observações das influências que os organismos sofrem do meio em que vivem, conclui que as trocas que os indivíduos realizam com o meio são responsáveis pelas mudanças nas estruturas mentais. Esta visão deu origem às teorias de Freire, Vygotsky e Wallon, que entendem o conhecimento como algo que é construído pelo sujeito, em interação com o mundo dos objetos e pessoas.
Piaget mostrou que a passagem do sucesso prematuro para a conceitualização é realizada em três fases: na primeira, a criança negligencia todos os elementos envolvidos na tarefa; na segunda, coordena alguns elementos, e na terceira, coordena todos os elementos envolvidos na tarefa. Estas observações são fundamentais para entender as relações que devem acontecer entre alunos e objetos, e que devem fazer parte de um ambiente de aprendizagem.