quinta-feira, 27 de maio de 2010

Fernando Hernandez

Destaca como princípios da Metodologia de Projetos.
“Métodos de projetos, centros de interesse, trabalho por temas,
pesquisa do meio, projetos de trabalho são denominações que se
utiliza de maneira indistinta, mas que respondem a visões com
importantes variações de contexto e conteúdo” (HERNADEZ, 1998).
“É necessário destacar o fato de que as diferentes fases e atividades
que se devam desenvolver num projeto ajudam os alunos a serem
conscientes de seu processo de aprendizagem e exige do
professorado responder aos desafios que estabelece uma
estruturação muito mais aberta e flexível dos conteúdos escolares".
(HERNÁNDEZ, 1998)
Contempla os projetos como eixo central da filosofia construtivista na sala de aula dizendo que “... aprender a pensar criticamente requer dar significado à informação, analisá-la, sintetizá-la, criar novos materiais e idéias,... e envolver-se mais na tarefa de aprendizagem”.
“... os projetos de trabalho além de conectar-se com uma tradição
educativa que trata de vincular o que se aprende na escola com as
preocupações dos alunos, as questões controversas, os problemas
que estabelecem a realidade fora da escola e de fazer com que os
alunos chegassem a ser protagonistas da aprendizagem...”
(HERNANDEZ & VENTURA, 1997)

Nenhum comentário:

Postar um comentário