quinta-feira, 27 de maio de 2010

Friedrich Froebel: O criador dos jardins-de-infância

O criador dos jardins-de-infância defendia um ensino sem obrigações porque o aprendizado depende dos interesses de cada um e se faz por meio da prática.
Suas idéias reformularam a educação. A essência de sua pedagogia são as idéias de atividade e liberdade.
Esses princípios e sua crença determinaram alguns de seus postulados tais como:
• o educando tem que ser tratado de acordo com sua dignidade de filho de Deus, dentro de um clima de compreensão e liberdade;
• o educador é obrigado a respeitar o discípulo em toda sua integridade;
• o educador deve manifestar-se como um guia experimentado e amigo fiel que com mão flexível, mas firme, exija e oriente. Não é somente um guia, mas também sujeito ativo da educação: dá e recebe, orienta mas deixa em liberdade, é firme mas concede;
• o educador deve conhecer os diversos graus de desenvolvimento do homem para realizar sua tarefa com êxito, sendo três as fases de desenvolvimento: vão desde que o homem nasce até a adolescência.
Suas idéias reformularam a educação. A essência de sua pedagogia são as ideias de atividade e liberdade.

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