quinta-feira, 27 de maio de 2010

Paulo Freire: a educaçao progressista e emancipadora

O professor precisa perceber como descreve Paulo Freire, a importância da
organização de seu trabalho para a realização efetiva de suas atividades diárias objetivando o alcance maior de sucesso com seus alunos, tanto qualitativamente quanto quantitativamente. Isso significa que o professor que busca e questiona, atua efetivamente no resultado positivo em sala de aula, tanto nas avaliações propriamente ditas, como na formação de educandos conscientes e críticos. Essas atividades são inerentes à natureza do trabalho do professor e podem ser entendidas como inerentes, também, às atividades do pesquisador.
“Fala-se hoje, com insistência, no professor pesquisador. No meu
entender o que há de pesquisador no professor não é uma qualidade
ou forma de ser ou de atuar, que se acrescente à de ensinar. Faz
parte da natureza da prática docente a indagação, a busca e a
pesquisa. O de que se precisa é que, em sua formação permanente,
o professor se perceba e assuma, porque professor, como
pesquisador”. (MOURA & BARBOSA, 2006 apud FREIRE, 2002)

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