quinta-feira, 10 de junho de 2010

DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS E TECNOLOGIAS

Interdisciplinaridade – Refletindo sobre algumas questões

A finalidade da interdisciplinaridade escolar é a difusão do conhecimento, voltada para favorecer ao aluno à integração de aprendizagem pelo estabelecimento de ligações de complementaridade entre as disciplinas escolares.
Não é mais possível cada professor pensar seu curso isoladamente. Assim não dará conta dos problemas levantados pelos alunos e pela nossa sociedade. O conceito moderno de trabalho não aceita esse isolamento para produção de conhecimento. O conhecimento é um ato produzido socialmente. Portanto, nada mais razoável do que a busca de uma visão de conjunto, capaz de integrar as diversas dimensões disciplinares e transdisciplinares. Todo modo de agir responsável procura essa integração interdisciplinar, com a colaboração dos professores e dos alunos.


Como se Trabalha com Projetos

A autora trata neste texto, alguns conceitos essenciais para o trabalho com projetos, no qual considera o aluno sujeito da aprendizagem – ativo e autônomo para criar, construir e representar o conhecimento. Aponta competências desenvolvidas nesta prática, que tende à interdisciplinaridade.
O professor precisa ter clareza de sua intencionalidade e também do que o aluno está se propondo a desenvolver. A todo momento, deve rever a descrição inicialmente prevista para poder levar avante sua execução e reformulá-la de acordo com as necessidades e interesses dos sujeitos envolvidos, bem como da realidade enfrentada.
Trabalhar com projetos só tem sentido quando parte das questões de investigação, estiver sempre comprometido com ações, aberto e flexível ao novo.


Ensinar e aprender com o computador: a articulação inter-trans-disciplinar

Trata-se de uma nova cultura educacional que se efetivará por meio de uma mudança radical da escola que vem ao encontro de uma demanda da sociedade pela formação de cidadãos com capacidade de
trabalhar em equipe, tomar decisões, comunicar-se com desenvoltura, ser criativo, formular e resolver problemas.
As novas tecnologias de informação e comunicação são usadas para expandir o acesso à informação atualizada e, principalmente, para promover a criação de ambientes de aprendizagem que privilegiam a construção do conhecimento, a comunicação e a inter-relação entre disciplinas. Essa prática pedagógica é uma forma de conceber educação que envolve o aluno, o professor, os recursos disponíveis, inclusive as novas tecnologias, a escola e seu entorno e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente, denominado ambiente de aprendizagem.
Atuação do professor nesse novo ambiente de aprendizagem ocorre no sentido de promover a interação e articulação entre conhecimentos de distintas áreas, conexões estas que se estabelecem a partir dos conhecimentos que os alunos trazem de sua realidade, bem como de suas expectativas, necessidades e desejos.


Projeto: uma nova cultura de aprendizagem

Projeto não é apenas um plano de trabalho ou um conjunto de atividades bem organizadas. Há muito mais na essência de um bom projeto. É preciso atribuir perspectivas políticas, estéticas, afetivas e tecnológicas ao saber para que tenha significado de valores humanos.
O desenvolvimento de um projeto envolve um processo de construção, participação, cooperação e articulação.
A prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos é uma forma de conceber educação que envolve o aluno, o professor, os recursos disponíveis, inclusive as novas tecnologias, e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente de aprendizagem. Trata-se de uma nova cultura do aprendizado que ocorre por meio da interação e articulação entre conhecimentos de distintas áreas.
O professor que trabalha com projetos de aprendizagem respeita os diferentes estilos e ritmos de trabalho dos alunos desde a etapa de planejamento, escolha do tema e respectiva problemática a ser investigada. Ele torna-se o consultor, articulador, mediador, orientador, especialista e facilitador do processo em desenvolvimento pelo aluno.


Repensar as situações de aprendizagem:o fazer e o compreender

A intenção deste Texto é a de mostrar a importância da diversidade de práticas pedagógicas, usando diferentes dinâmicas, como meio para promover a construção do conhecimento pelo aprendiz. A solução para uma educação que prioriza a compreensão é o uso de objetos e atividades estimulantes para que o aluno possa estar envolvido com o que faz.
Para tanto, o professor precisa estar preparado para recriar sua prática, articulando diferentes interesses e necessidades dos alunos, o contexto, a realidade e a sua intencionalidade pedagógica. Como educador, ele deve estar consciente da direção que as atividades educacionais devem assumir e que objetivos devem ser atingidos.
Segundo Becker (1993:122) “A aprendizagem do aluno só acontece na medida em que este age sobre os conteúdos específicos e age na medida em que possui estruturas próprias, previamente construídas ou em construção”. Portanto, a construção do conhecimento envolve conteúdos específicos e conteúdos estruturais. Cabe à pedagogia propiciar condições para a construção progressiva dessas estruturas, por meio de métodos ativos que envolvam a experimentação, a reflexão, a descoberta.
Piaget enfatiza que “compreender é inventar, ou reconstruir por reinvenção”.
Portanto, fazer é uma condição necessária, mas não suficiente para a compreensão. Entretanto é preciso considerar a distinção entre o fazer e o compreender para que a prática pedagógica tenha uma perspectiva reflexiva, não se restringindo ao fazer. “Fazer é compreender em ação uma dada situação em grau suficiente para atingir os fins propostos, e compreender é conseguir dominar, em pensamento, as mesmas situações até poder resolver os problemas por elas levantados, em relação ao porquê e ao como das ligações constatadas...” (Piaget, 1978:176).

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