quinta-feira, 10 de junho de 2010

TECNOLOGIA, CURRICULO E PROJETOS

Pedagogias de projetos: fundamentos e implicações.

O trabalho com projetos no contexto educacional, faz o professor refletir a respeito de uma nova forma de aprender envolvendo as diversas mídias na escola e relacionar os conteúdos de várias áreas do conhecimento com as diferentes mídias. Dessa forma, é necessário que o professor tenha conhecimento sobre o funcionamento a respeito das mídias utilizadas. Deve-se considerar que existem algumas situações na escola em que não é possível a prática da pedagogia de projetos e o professor deve partir para outras ações. Portanto, o compromisso do professor, é identificar e organizar as ações pedagógicas e também perceber quando precisam ser realizadas ou modificadas. Deve questionar se a prática educacional utilizada condiz com a realidade; a participação dos alunos no processo de aprendizagem; se há satisfação do professor e alunos nas suas atuações; refletir sobre a prática pedagógica; se vale a pena insistir na ação existente ou, repensar, desafiar, por em prática.

Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador - O papel do computador no processo ensino-aprendizagem.

A análise sobre as questões técnicas e pedagógicas da informática na educação, ressaltam a importante atuação da tecnologia executada pelos alunos, orientados pelo professor e mediados pela tecnologia.
Nesse aspecto, a experiência pedagógica do professor é fundamental. Os grandes desafios estão na combinação do técnico com o pedagógico, e na formação do professor para que ele saiba orientar e desafiar o aluno para que a atividade computacional contribui para a formação de novos conhecimentos e que, associados a outras tecnologias, introduz novas formas de fazer e de interagir, modificando a maneira de pensar e aprender. Portanto torna-se necessário refletir sobre os mesmos em cada atividade que se pretende realizar.

Prática e formação de professores na integração de mídias. Prática pedagógica e formação de professores com projetos: articulação entre conhecimentos, tecnologias e mídia.

O texto pretende explorar aspectos, explicitando a importância da formação do professor para que ele tenha condições de desenvolver práticas pedagógicas com projetos que favoreçam a recontextualização do conhecimento na escola e na vida do aluno, a produção colaborativa de representações que engajam os alunos como aprendizes, construtores de significados.
Para compreender as contribuições ao ensino e à aprendizagem, propiciadas pela prática pedagógica com projetos, com o uso de tecnologias, é importante considerar três aspectos fundamentais.
· Explicitação daquilo que se deseja atingir com o projeto e às ações que se pretende realizar – o registro de intenções, processos em realização e produções.
· Integração das tecnologias e mídias, explorando suas características constitutivas, de modo a incorporá-las ao desenvolvimento de ações para agregar efetivos avanços.
· Conceitos relacionados com distintas áreas de conhecimento, que são mobilizados no projeto para produzir novos conhecimentos relacionados com a problemática em estudo.


Articulações entre áreas de conhecimento e tecnologia – Articulando saberes e transformando a prática.

A autora acentua neste texto a necessidade de dar nova vida ao currículo da escola, isto é, repensar a estrutura do sistema de ensino, especialmente as questões de ensino e aprendizagem. Ressalta a importância da tecnologia ser incorporada à sala de aula, à escola, à vida e a sociedade tendo em vista a construção de uma cidadania democrática, participativa e responsável. Embora, a tecnologia seja um elemento da cultura bastante expressivo, ela precisa ser devidamente compreendida em termos de uso na prática pedagógica.
Os recursos pedagógicos da Internet, a pesquisa, a comunicação e a representação podem ser utilizados de forma articulada. A comunicação mediada por computador assume um papel de extrema importância quando se dimensiona sua capacidade na troca de informações, formação de opinião e troca de experiências. No âmbito educacional pode exemplificar a multiolicidade de recursos que podem ser utilizados em situações de aprendizagem. Há varias formas desenvolvidas pela tecnologia em que essa troca pode ocorrer: sites de busca; correio eletrônico; Fórum de Discussão e Chats. Em todas essas formas de comunicação, pode haver o papel do professor, que tem o papel de motivar, não deixar dispersar e orientar em muitos casos as discussões.

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