segunda-feira, 7 de junho de 2010

Jean Piaget: a epistemologia genética

Para Piaget, o conhecimento não é transmitido. Ele é construído progressivamente por meio de ações coordenações de ações, que são interiorizadas e se transformam.
Piaget, Como biólogo, inspirado pelas observações das influências que os organismos sofrem do meio em que vivem, conclui que as trocas que os indivíduos realizam com o meio são responsáveis pelas mudanças nas estruturas mentais. Esta visão deu origem às teorias de Freire, Vygotsky e Wallon, que entendem o conhecimento como algo que é construído pelo sujeito, em interação com o mundo dos objetos e pessoas.
Piaget mostrou que a passagem do sucesso prematuro para a conceitualização é realizada em três fases: na primeira, a criança negligencia todos os elementos envolvidos na tarefa; na segunda, coordena alguns elementos, e na terceira, coordena todos os elementos envolvidos na tarefa. Estas observações são fundamentais para entender as relações que devem acontecer entre alunos e objetos, e que devem fazer parte de um ambiente de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário